quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Qual É A Sua Verdade?



... “Me chamo Alice. Sou filha única e minha mãe sempre fez tudo para mim. Moramos perto e ela vem todos os dias para minha casa, cuida de meus filhos. Eu trabalhava (sou arquiteta) e ela vinha me ajudar. Foi tomando conta, eu fui me acomodando e agora me sinto sufocada. Tenho raiva. Ao mesmo tempo, culpa por ter raiva. Tenho vontade de voltar a trabalhar, mas ela e meu marido não acham uma boa. Acabo me sentindo culpada. Me sinto um ET”...

Não se sinta um “ET”. Isso não é tão incomum. Os consultórios estão cheios de casos assim. Algumas pessoas abandonam seus projetos de vida em prol dos projetos dos outros. Tornam-se vítimas de situações, das quais têm dificuldade de sair. Acostumada a viver debaixo da proteção de sua mãe, você acabou achando natural o curso que sua vida tomou. Ao mesmo tempo em que quer se livrar da atual realidade, sente medo do que se tornou uma completa desconhecida, “sua liberdade”. Inconscientemente sabe que a criação que teve, determinou o que vive, pois reflete isso em seu sentimento de raiva. Porém, assume sua parcela de culpa, quando coloca que “se acomodou”, permitindo assim o rumo dos acontecimentos. Sua verdade se perdeu pelo caminho e está difícil de recuperar. Mas, qual é a sua verdade? Como resgatá-la? Começando novamente.
Recomeçar parece cansativo, mas não o é na realidade. Basta recuperar seus sonhos. Escolha um deles e trace um caminho a seguir. Resgate a força da magia que você tinha na infância, para encorajar o seu sonhar. O caminho para atingi-lo, não é curto, mas também não é difícil. Há etapas a cumprir. Nesse caminho, você encontrará várias verdades perdidas. A primeira delas será a “fé”. Quando você a encontrar, abrace-a. Deixe-a entrar em seu coração e se espalhar em todo o seu ser. Então, siga adiante. A partir daí, cheia de fé, nada mais poderá derrubar você. Dê uma boa olhada nas suas verdades. Faça uma faxina, jogue fora algumas, permaneça com as que ainda fizerem sentido e crie outras. Comece a pegar as “rédeas de sua vida”.
Assim que reassumir seu comando, reúna-se com seu marido e sua mãe. Converse sobre seus novos planos e como cada um poderá ajudar. Deixe claro que está determinada a partir em busca de seus ideais, mas que quer consenso, harmonia . Você não me escreveu a idade de seus filhos. Se forem ainda crianças, use palavras fáceis e eles entenderão. Em caso de adolescentes, pode chamá-los para a conversa também. Sua família pode estar em primeiro lugar, mas se você estiver infeliz, vai refletir isso nela. Ame-a, muito. Mas ame a você também.