segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Estimule Sua Equipe De Trabalho

... “Carlos, 45 anos. Trabalho em uma multinacional há 15. Minha equipe de trabalho não está bem. Nosso chefe é muito crítico e o grupo está desestimulado”...


Vestir a camisa da empresa onde trabalhamos é muito importante , mas nem sempre se tem vontade, principalmente quando o “balde de água fria” vem da chefia. Com razão os funcionários ficam desestimulados, o que gera baixo rendimento, apatia e desinteresse
pelo serviço. Há perdas para os dois lados.
Não há equipes sem problemas. Em todo grupo haverá: um líder, um bajulador do chefe, um brincalhão, um sério, um mais bonito, um preguiçoso, entre outros....não tem como fugir a isso. Você se enquadra em algum desses, Carlos? Se for o líder, ótimo. Caso contrário, pode pedir ajuda a ele. Todos os perfis têm um papel a cumprir. Todos são fundamentais e importantes, porque equilibram uns aos outros. Procure identificar em seu trabalho quem é quem, que papel cada um exerce no grupo. Procure então iniciar um intercâmbio de idéias e experiências, o que é fundamental para uma equipe se tornar sadia. Se for possível, converse com o grupo. Não critique ninguém (principalmente o chefe), apenas levante pontos positivos para uma melhor desenvoltura do trabalho. Todos os integrantes devem ser valorizados. Não deixe ninguém de fora. Comece falando com o mais acessível. A união vai surgindo espontaneamente. Com o tempo, todos conversarão juntos. Tudo de forma bem amigável. Só não podemos esquecer de uma coisa, a hierarquia de cargos deve ser respeitada. Então, após reuniões do grupo (informais claro), tudo deve ser levado ao conhecimento do chefe.
As multinacionais costumam ter um “programa de idéias de funcionários”. É bem possível que a sua tenha. Procure se informar. Há várias equipes dentro da empresa e uma delas pode estar passando por um problema igual ou parecido com o de seu grupo. Caso vocês venham a conceber algo novo, podem ser muito valorizados.
Seu emprego leva uma boa parte do seu dia. Ele passa a ser sua segunda casa. Levar problemas do trabalho para seu lar ou vice-versa, não é bom. Mas levar “as alegrias” é excelente. Não precisa levar em palavras, mas dentro de você.
Vá trabalhar com o pensamento elevado. Críticas sempre virão, julgue-as com honestidade. Se forem construtivas, ótimo. Reflita sobre elas e recicle-se. Se forem infundadas, desqualifique e elas voltarão para o lugar de onde vieram.
Bom trabalho!





Os nomes são trocados para preservar a identidades das pessoas.
Escreva para: andycat21@superig.com.br