segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Crianças

O mundo infantil é simbólico e movido a carinho e atenção. A inocência desse momento da vida é linda, pura e deve ser respeitada. Os anos passam e toda a magia e encantamento da infância ficam guardados no inconsciente, o qual dependendo do conteúdo emocional vivido, pode ser difícil acessar. Além de que a vida como adulto (trabalhos, responsabilidades) ocupa praticamente toda a mente.
A criança precisa vivenciar descobertas e emoções. Necessita liberdade para criar e brincar. O desenvolvimento de sua personalidade (além de uma parcela hereditária), é determinado pelo tratamento que lhe for oferecido, carinho e atenção nunca são demais principalmente nos primeiros anos de vida (0 a 7 anos), que é de onde vem sua base emocional. São nesses primeiros anos que se devem proporcionar muitos estímulos, pois o cérebro está amadurecendo e quanto mais estimulado melhor. A inteligência e seu desenvolvimento cognitivo (associação de idéias), serão mais ricos se bem trabalhados. Por isso, podemos usar e abusar de joguinhos, leitura de historinhas, canetinhas, lápis de cor e papel para rabiscos. Elogiar sempre seus acertos, seus desenhos, ela tem que sentir prazer nisso. Esse prazer será espelhado no futuro em seus estudos. A melhor época da vida para a semeadura é essa.
Para dialogar com uma criança é necessário que abaixemos até sua altura. Os olhos devem ficar na mesma direção que os dela. Isso transmite mais igualdade e confiança, uma vez que ela não terá que olhar para cima e nos sentir como uma autoridade. A voz tem que ser suave e as palavras bem fáceis. Se houver demonstração de poder, podemos perder o encanto para ela. O coração infantil se magoa facilmente. Um excelente horário para conversar e aconselhá-la é a hora de dormir. É aquele momento em que aquele ser pequenino já está em estado de repouso, aconchegado, sentindo-se seguro. Estará sonolento, o que se iguala ao início de um transe hipnótico. Nessa hora, tudo o que for falado irá direto para seu inconsciente e automaticamente será armazenado. É um instante em que não há muitos estímulos ao redor e ele estará completamente sintonizado na conversa. A fala será mais bem assimilada se a voz for em sussurro, é o que chamo de “voz de fada”.
Não é difícil lidar com os pequeninos. Só é necessário ter paciência e amor. Eles aprendem muito com a gente, que também aprendemos muito com eles. Há horas em que se voltássemos a ver as situações emocionais de nossas vidas com um olhar de criança, tudo seria mais simples. Porque a criança não vê só com os olhos, mas principalmente com o coração.