quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Memorização

Filho a gente tem que amar, cuidar, estimular e ensinar. Um dos maiores ganhos que obtive sendo psicóloga, é poder colocar em prática com meu filho tudo o que aprendi. Ele tem 9 anos e está cursando o 4º ano (antiga 3ª série). No último fim de semana deveria estudar para prova de história. A matéria era sobre: índios, negros, europeus e Tratado de Tordesilhas. Havia vários itens para decorar, o que é bastante cansativo. Sempre utilizamos uma técnica de memorização a qual chamo de “construção de histórias”. Um dos itens a estudar e saber de cor era:

Palavras de origem indígena: canoa, capim, bambu, andar de pindaíba, jacaré, nhenhenhem, tatu, Ibirapuera, Moema, Paraíba e Sergipe.
Então construímos a seguinte história:

Um indiozinho precisava atravessar o rio. Porém havia jacarés. Ele pegou alguns bambus e fez uma canoa. Quando sentou dentro achou que estava muito desconfortável e ia acabar ficando com andar de pindaíba. Colocou então um pouco de capim para sentar em cima. Atravessou o rio e lá do outro lado, o Sr. Tatu o esperava. Quando lá chagou, o Sr Tatu disse:
- Que demora! Vamos logo ao Ibirapuera e a Moema.
- Estou muito cansado, tive que construir essa canoa por causa dos jacarés – disse o indiozinho.
- Pare com esse nhenhenhem e anda logo porque também teremos que ir a Paraíba e Sergipe – disse o Sr Tatu.

Foram várias histórias, pois havia outros itens de estudo. Rimos muito com todas. Estudar dessa forma fica muito divertido e o resto da família também pode participar.
Quando se termina a “construção de história”, pede-se para a criança contá-la sozinha. Na hora da prova, é só recordar a mesma e ir escrevendo as palavras. Além da memorização da matéria, se desenvolve também a criatividade de raciocínio.
Podemos usar a “construção de história” para qualquer situação, até mesmo para memorizar números. Por exemplo:
- O número 19 me lembra meu irmão mais novo. Era o número dele no NPOR.
Ele conta muitas histórias engraçadas daquela época;
- O número 42 é o ano em que meu pai nasceu;
- O número 45 é o ano em que minha mãe nasceu;
- O número 8 me lembra óculos virado de lado;
- O número 2 um patinho (esse é fácil);
- O número 1 me lembra cerveja;
E assim por diante.
Vamos supor que eu tenha que memorizar o seguinte nº de telefone:
2194-54281 (número inexistente para não haver problemas). Posso construir a seguinte história:

Havia um patinho na lagoa (2), meu irmão mais novo (19) o viu. Chamou então minha mãe (45) e meu pai (42) para vê-lo também. Minha mãe colocou os óculos (8) para enxergar melhor. Depois foram tomar uma cerveja (1).

Use sua imaginação e boa memorização!
Muita criatividade para você!