quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Perdas Necessárias

..."Meu nome é Érick. Tenho 35 anos, sou solteiro e moro com meus pais. Acabo de ser demitido da empresa em que trabalhava há 10 anos. Sinto-me só, deprimido, revoltado e sem expectativas de vida. Eu tinha um certo “status” com esse emprego, sinto medo de perder alguns amigos por conta disso. O que fazer para sair desse buraco?"...

Sinto muito pela demissão. Mas, vamos tentar trabalhar isso. Começaremos entendendo o processo pelo qual está passando, que nada mais é que uma “perda”.
As perdas estão presentes por toda a vida. Toda perda leva a uma crise momentânea, que pode lhe trazer oportunidades, dependendo do seu ponto de vista. Nessas horas, a desesperança e o conflito de emoções (raiva, medo, ansiedade) são naturais e compreensíveis.
Vamos tentar ver sua situação por um prisma positivo. Essa “perda de emprego” pode estar lhe indicando uma necessidade de parar e refletir suas ações, rever seus projetos de vida, fazer uma reciclagem. A princípio você vivencia um “luto”, que de acordo com sua flexibilidade, pode durar muito ou pouco.
Seu medo de perder amigos é muito significativo. Não se preocupe, haverá uma seleção natural entre eles. Os amigos que forem sinceros, permanecerão. Os que se afastarem, não eram verdadeiramente amigos. Deixe-os ir.
Reflita se você gostava do que fazia ou do status que o emprego lhe dava? Trabalhava no que gosta de fazer?
Pegue um papel e uma caneta. Escreva seus objetivos de vida. Depois faça uma “escala de valores”, ou seja, coloque-os em ordem de importância para você. Conscientize-se de que, muitas vezes, o mais importante pode demorar a se concretizar. Outros objetivos menores podem ser necessários para a construção deste. Coloque esse papel em um lugar em que passe os olhos todos os dias (agenda, escrivaninha).
Esse pequeno exercício vai centrar e estimular você.
Olhe agora para sua demissão. Perceba que sem ela, você não teria parado e procurado ajuda. Repare que talvez seus objetivos já estivessem perdidos e esquecidos por muito tempo.
Receba o amadurecimento que vem com sua perda. Com ele haverá a oportunidade de um maior desenvolvimento interno. Lamentos e baixo astral só afastam pessoas e oportunidades.
Tenha confiança e seja verdadeiro com você mesmo. Valorize atitudes humildes. A partir de agora, mude seu mundo, seja positivo e lute por seus projetos de vida. É algo que só pode ser feito de dentro para fora e só você tem esse poder. Seja o maior dono de si.
Boa Sorte!


Os nomes são trocados para preservar a identidade das pessoas.

Escreva para:
andycat21@superig.com.br