quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Pessoas Difíceis

Estamos sempre interagindo com pessoas. São familiares, amigos, companheiros de trabalho. Algumas, apesar de não estarem livres de problemas, conseguem levar a vida numa boa, conversam normalmente, esboçam sorrisos. Outras são mais reservadas, tímidas talvez. E existem aquelas que são difíceis de lidar. São autoritárias, austeras e em alguns casos, até grosseiras.
O indivíduo autoritário necessita acreditar que é superior aos outros. Seu comportamento imperioso é um mecanismo de defesa, que seu próprio ego desenvolveu, para que os outros nunca penetrem seu âmago. Na verdade, esconde uma grande insegurança, baixa auto-estima e complexo de inferioridade, que o leva muitas vezes a desenvolver uma conduta materialista. Quando a pretensão e a arrogância se manifestam, fica difícil conviver. Ele desenvolve também, uma desconfiança de tudo ao seu redor. Por isso tende a querer as coisas do seu jeito, pois só assim tudo sairá certo e não precisa temer intervenção alheia.
Conviver com pessoas assim desgasta, cansa. Quando é alguém da família, menos mal. Família vai ser sempre família e tentamos conviver da melhor maneira, há até a intimidade e a liberdade de se falar alguma coisa. Porém, quando é alguém com quem somos obrigados a conviver (trabalho, estudos), às vezes perdemos a paciência.
Sempre que depararmos com alguma pessoa difícil, vale uma pequena análise da problemática que a envolve. A começar de seu passado. É claro que, dependendo de quem for, não teremos acesso algum à sua história, mas dá para ter uma idéia à luz da psicologia. Alguém autoritário com certeza passou por momentos em sua vida, em especial na infância, em que sua segurança ficou comprometida. Pais rígidos, pouco atenciosos, pouco carinho, promessas não cumpridas, tudo isso desestrutura o emocional, comprometendo-o severamente, acarretando imaturidade. Nos cabe então considerar que, para quem teve tantos problemas, nada mais compreensível que tenha se tornado tão complicado. Com essa visão geral, as ações dessa determinada pessoa, passam a não ter tanta influência em nossas vidas. Resta-nos não julgá-la, mas procurar entender e respeitar seus defeitos que, com certeza, vieram através de sofrimentos.
Ninguém consegue mudar a vida de ninguém. Já é difícil mudar a própria vida. Porém, podemos sinalizar de vez em quando. Podemos responder às ordens com: ... “Você quer assim, ou você gostaria que fosse assim”... Ninguém gosta de ser dominado. Liberdade é fundamental para todos os tipos de relações humanas. Pessoas amadurecidas e inteligentes, levam o outro a pensar em suas ações com simples palavras e atitudes pacíficas, sem brigas, sem imposição.
A você, que de alguma maneira se enquadra como “difícil”, faço um convite: mergulhe no seu íntimo mais profundo, encontre algo realmente forte e verdadeiro em si. Cure seu ego ferido. Tudo pode estar dando certo, mas é temporário, até o dia em que as pessoas ao seu redor se cansem.