segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Busca Interior

Para nos entendermos melhor, precisamos praticar mais a introspecção, olharmos mais nosso interior. Entrar em contato profundo com nossa própria natureza. Nosso inconsciente arquiva tudo o que nos acontece, todas as nossas emoções, tudo que é bom e tudo o que é ruim. A partir do que vivemos, criamos nossas verdades.
Ter segurança nas atitudes, auto-estima elevada, responsabilidades, entre outras coisas boas, depende muito de como nos trabalhamos internamente. Muitos estímulos externos podem nos deixar perdidos, como por exemplo: a opinião dos outros. Um julgamento maldoso vindo de outrem, em um momento de fraqueza, pode desestruturar nosso emocional. Se não nos posicionarmos com firmeza dentro de nossa consciência, acabamos desenvolvendo uma desconfiança de nossas verdades. Passamos a duvidar de nossas respostas internas.
Muitas opiniões nos são dirigidas durante toda a vida. Quando crianças, mensagens errôneas podem ficar guardadas em nosso inconsciente de uma maneira tão intensa, que prejudicam a construção de nosso ego. Para que entendam melhor, o “ego” é a nossa personalidade atuando no momento presente. Ele é um instrumento de adaptação ao meio em que vivemos. O nosso ego é nosso protetor e melhor amigo, está sempre atento e atuante. Um exemplo: alguém com quem não simpatizamos, chega e nos dá um beijo na frente de outras pessoas. O primeiro impulso seria não corresponder, porém nosso ego nos leva a retribuir. Ele nos leva a uma adequação àquela situação. Sendo assim, quando ele é bem edificado, sabe como lidar com todas as situações. É claro que não existe o “ego perfeito”, que se adapta a tudo e a todos. Ele pode ser bem constituído, mas como tudo na vida, tem seus dias de “baixo-astral”.
Ter uma boa consciência de nossas forças interiores, nos ajuda a: concretizar objetivos; vencer limitações; selecionar avaliações que nos fazem (o que é construtivo fica, o que não é retira-se); criar uma base emocional para enfrentar os acontecimentos com positividade.
A sociedade nos requer aprovações o tempo todo. Se deixarmos nos absorver por cobranças, tornaremos nossas vidas confusas e perderemos nossa identidade. A melhor maneira de sairmos desse redemoinho, é acreditarmos em nossos sentimentos. Acabarmos com nossos pensamentos confusos, com nossas dúvidas. Nossas repostas estão dentro de nós mesmos.

Muita Paz!