domingo, 11 de março de 2007

Transtorno Bipolar
O Transtorno Bipolar, também denominado Transtorno Maníaco Depressivo (antiga Psicose Maníaco-Depressiva), é um transtorno psiquiátrico comum e tratável. Esta doença atinge cerca de 1% da população geral e é associada com uma perda expressiva da função do indivíduo e um aumento de risco de suicídio. É caracterizado por períodos de aumento anormal do humor (mania), seguidos de episódios de depressão.
Na mania o humor é eufórico, exaltado (quase sempre alegre, muitas vezes irritado). Nesta fase o paciente apresenta: desibinição; aumento dos impulsos; pensamentos rápidos; intensos diálogos internos; necessidade compulsiva de falar; insônia; irritabilidade anormal; ego inflado.
A super valorização das próprias capacidades pode levar a fantasias de grandeza. E, devido à irritabilidade, impulsividade e hiperatividade, é freqüente o paciente entrar em conflito com a família e a sociedade.
A fase maníaca pode durar uma semana ou por muito mais tempo.
Um episódio maníaco pode ser perigoso. Nele o julgamento do indivíduo é severamente prejudicado e as ações são realizadas sem uma consideração cautelosa do potencial de risco, do eventual impacto negativo na saúde, nas finanças, na carreira ou nos relacionamentos.
Na fase depressiva, o humor do paciente se apresenta intensamente deprimido (sente-se desolado, triste ou ansioso, desesperado, desprazeroso). Há uma inibição total e falta de iniciativa. Dura no mínimo duas semanas e há grande chance de suicídio. Costumam ocorrer nesta fase as “flutuações diurnas”: de manhã é mais séria, o paciente costuma estar mais triste que à tarde ou à noite.
É comum a falta de apetite, perda de peso, insônia, constipação, às vezes amenorréia e diminuição da libido.
Também há a presença de sensações corporais desagradáveis tais como: pressão na testa, peso no tórax, aperto na cabeça, sensação de bolo na garganta. Pode ocorrer também agitação psicomotora (tiques).
O portador desta doença deve procurar os cuidados de um psiquiatra e um acompanhamento psicológico. Com o tratamento, o paciente pode ter uma vida normal ou, pelo menos, muito próxima do normal. Isso geralmente só depende da adesão do paciente aos medicamentos e assiduidade ao acompanhamento psicológico.
O Transtorno Bipolar apresenta predisposição hereditária.